Contador de Visitas

Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

As 7 linhas da Umbanda.


AS SETE LINHAS DA UMBANDA
(Baseado parcialmente no livro UMBANDA DE TODOS NÓS de W.W. da Matta e Silva)
Sete são as Vibrações Originais ou Linhas da Umbanda:
ORIXALÁ, OGUM, OXÓSSI, XANGÔ, YORI, YORIMÁ E YEMANJÁ
ORIXALÁ
Esta Vibração tem a supervisão de Jesus, o Cristo, e representa o princípio, o Incriado, o Reflexo de Deus, o Verbo Solar. É a Luz Refletida que coordena das demais Vibrações Originais, não em seus Pontos Iniciais, e sim em suas exteriorizações que se fixam no nosso Mundo, e que dão a Magia aos Orixás que integram e dirigem na prática a Lei na dita Linha.
Na adaptação popular dos Terreiros, diz-se como "Linha de Oxalá".
O ASTRO que corresponde a essa Vibração é o SOL
A COR é a BRANCA ou AMARELO-OURO
O DIA é o DOMINGO
O Mediador é o ARCANJO GABRIEL

OGUM
Esta Vibração representa o Fogo da Salvação ou da Glória, o Mediador, o Controlador dos Choques conseqüentes ao Karma. É a Linha das Demandas da Fé, das aflições e das lutas, batalhas, etc. É a Divindade que, no sentido místico, protege os guerreiros. Exemplo: as Cruzadas, que foram a Guerra Santa aos Infiéis, pelo menos para os que assim pensavam.
O PLANETA que corresponde a essa Vibração é MARTE
A COR é a ALARANJADA
O DIA é a TERÇA-FEIRA
O Mediador é o ARCANJO SAMUEL

OXÓSSI
Esta Vibração representa a Ação Envolvente ou Circular dos Viventes da Terra, ou seja, o Caçador das Almas, que atende na doutrina e na Catequese. É a Vibração que influencia no misticismo das almas, que doutrina e interfere nos males físicos e psíquicos.
O PLANETA que corresponde a essa Vibração é VÊNUS
A COR é a AZUL
O DIA é a SEXTA-FEIRA
O Mediador é o ARCANJO ISMAEL

XANGÔ
Esta Vibração representa o Ser Existente que coordena toda Lei Karmânica; é o Dirigente das Almas, o Senhor da Balança Universal, que afere o nosso estado espiritual.
O PLANETA que corresponde a essa Vibração é JÚPITER
A COR é a VERDE
O DIA é a QUINTA-FEIRA
O Mediador é o ARCANJO MIGUEL

YORI
Essa Vibração representa a Potência em Ação da Luz Reinante ou A Potência em Ação Pelo Verbo, que traduz a Potência da Luz do Verbo ou do Reino de Deus.
O PLANETA que corresponde a essa Vibração é MERCÚRIO
A COR é a VERMELHA
O DIA é a QUARTA-FEIRA
O Mediador é o Arcanjo YORIEL

YORIMÁ
Essa Vibração representa a Potência da Palavra da Lei, Ordem Iluminada da Lei, ou ainda, Palavra Reinante da Lei. É composta dos primeiros Espíritos que foram ordenados a combater o MAL em todas as suas manifestações. São os Orixás velhos, verdadeiros magos que, velando suas formas kármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos, distribuindo e ensinando as verdadeiras "milongas" sem deturpações. São os Senhores da Magia e da experiência adquirida através de seculares encarnações. Eles são a Doutrina, a Filosofia, o Mestrado da Magia, em fundamentos e ensinamentos, e representam os primeiros que adquiriram forma na humanidade e no sacrificial.
O PLANETA que corresponde a essa Vibração é SATURNO
A COR é a LILÁS
O DIA é o SÁBADO
O Mediador é o Arcanjo YRAMAEL

YEMANJÁ
Essa Vibração representa a Divina Mãe do Universo, a Mãe Sofia dos Teosofistas, é a Divina Mãe na Umbanda e traduz: O Princípio que atua na Natureza, ou seja, o Eterno Feminino, a Divindade da Facundação, da Gestação, etc.
O PLANETA que corresponde a essa Vibração é a LUA
A COR é a AMARELA e o PRATEADO
O DIA é a SEGUNDA-FEIRA
O Mediador é o Arcanjo RAFAEL

Como estas Vibrações atuam na Lei de Umbanda:
Cada Vibração Original tem como Chefes Principais Sete Chefes de Legiões ou Orixás Menores, não incorporantes. Cada um destes Chefes de Legiões tem sete Chefes de Falanges. Cada um destes Chefes de Falanges tem Sete Chefes de Subfalanges, e os números vão se multiplicando.
Para melhor entendimento desta hierarquia, vamos tomar por base a composição de somente uma Vibração Original :
VIBRAÇÃO ORIGINAL
1º Plano (Orixás) 1ª Vibração Chefes de Legião 7
1º Plano (Orixás) 2ª Vibração Chefes de Falanges 7X7=49
1º Plano (Orixás) 3ª Vibração Chefes de Subfalanges 49X7=343
2º Plano (Guias) 4ª Vibração Chefes de Grupamentos 343X7=2401
3º Plano (Protetores) 5ª Vibração Integrantes de Grupamentos 2401X7=16807
3º Plano (Protetores) 6ª Vibração Integrantes de Grupamentos 16807X7=117649
3º Plano (Protetores) 7ª Vibração Integrantes de Grupamentos 117649X7=823543
Note que os números vão se multiplicando dentro da hierarquia, então, considerando-se que os números vão se multiplicando por 7, torna-se enorme a quantidade de Entidades atuantes aqui na Terra.
Cada Vibração original acima descrita tem um Par Vibracional, que são Seres Espirituais não cultuados na Umbanda, como segue:
ORIXALÁ - Par Vibracional ODUDUÁ
OGUM - Par Vibracional OBÁ
OXÓSSI - Par Vibracional OSSÃE
XANGÔ - Par Vibracional IANSÃ(*)
YORI - Par Vibracional OXUM(*)
YORIMÁ - Par Vibracional NANÃ(*)
YEMANJÁ - Par Vibracional OXUMARÉ
(*) Iansã, Oxum e Nanã além de serem Pares Vibracionais de Xangô, Yori e Yorimá, respectivamente, são Chefes de Legião da Linha de Yemanjá (Orixás Menores). Em alguns casos presta-se culto ou cita-se estes nomes nos rituais umbandistas por esta particularidade.
Para um melhor entendimento ou para um estudo mais profundo a respeito da hierarquia espiritual na Umbanda convém a leitura do Livro UMBANDA DE TODOS NÓS, W.W.da Matta e Silva (Mestre Yapacani), Editora Ícone, que detalha todos os cálculos e particularidades da hierarquia das Linhas da Umbanda.
NOTA: Orixalá ou Oxalá ?
A Vibração Original (a Linha) se chama Orixalá, com o tempo contraiu-se para Oxalá que por sua vez é o nome do Senhor Jesus Cristo. Então é bom frisar que Orixalá é a Vibração Original (a Linha) e Oxalá é o Senhor Jesus Cristo. Assim sendo, para não dar muita confusão, fazemos assim: Considerando-se que Jesus Cristo (Oxalá) está ligado diretamente a Vibração Original Orixalá, saravamos o nome Oxalá com o pensamento de estarmos saravando a Vibração Original (a Linha) e a Jesus Cristo ao mesmo tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário